"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

Paulo Freire


06/04/2011

Trabalhando Avaliação


Roteiro do vídeo - O menino Urubu - parte I e II

·         RESUMO:
O Menino Urubu - É a história de um bebê abandonado no lixão. Um casal de urubus o encontra e cria como se fosse um filhote. A mamãe-urubu "batiza" o garoto de Carniça, achando ser o nome mais bonito. (Também, com um pai de nome Pirão...) Como todo filhote de urubu, Carniça aprende a voar, mas quando cresce, fica mais pesado e não consegue voar por muito tempo. Então, surge uma crise de identidade: "Por que eu tenho essas penas? [mexendo o cabelo] E esse bico dentro da boca? Por que o vento não me leva mais?" É aí que a ficha cai e ele percebe (finalmente) que é humano. Os pais dizem que todo menino humano vai para a escola. Carniça acha uma farda no lixão e sai rumo à escola. Mas o menino é impedido de entrar porque não foi matriculado. Baseado nos seus "poderes de urubu", ele voa, cruzando o portão e consegue assistir as aulas do alto de uma árvore. (É a cena mais emocionante.)


·         FICHA TÉCNICA:

O Menino Urubu

Dir. Fernando Alves
Técnica de Animação: 3D
15’ – Digital – 2005
Belém/PA